face twitter youtube instagram

BÔNUS RESULTADO: Centro divulga indicadores e prevê anúncio de índice por unidade em breve. Disposição de luta da categoria forçou data e mais que dobrou valor máximo

Nesta quinta-feira, 9/6/2022, o Diário Oficial do Estado de SP divulga mais uma etapa nas formalidades necessárias para que o Centro Paula Souza pague o Bônus Resultado aos seus trabalhadores, relativo ao ano base de 2021. A data prevista para o pagamento, segundo anúncio feito pelo governador Rodrigo Garcia em 25/5, é 15/6.

O DOE traz a publicação da Deliberação Conjunta SOG/SFP/SG-5, de 7/6/2022, que “dispõe sobre a fixação de metas e linhas de base para os indicadores globais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – Ceeteps, tendo em vista o pagamento da Bonificação por Resultados – BR a seus servidores, a que se refere o Dec. 66.772-2022, no exercício de 2021.”

A próxima e derradeira etapa é a divulgação do índice de cada unidade, que definirá o quanto cada servidor receberá. Anteriormente, em meados de abril, o Centro já havia divulgado documento sobre como seria a composição geral dos indicadores para a definição final do índice (clique aqui para conferir). Ainda segundo o governador, o valor máximo a ser pago será de 2,4 salários.

Em contato com a Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro, a diretoria do Sinteps foi informada que, provavelmente, as unidades receberão seus índices ainda esta semana.

Fruto da luta 

Importante lembrar que tanto a data de pagamento, quanto o aumento do valor máximo (antes estabelecido em 1 salário), são conquistas diretas da mobilização da categoria. A disposição de luta demonstrada em todo o estado, frente ao chamado de “um dia de mobilização e paralisação pelo bônus”, convocado pelo Sinteps para 26/5, foi decisiva para garantir a data de pagamento, até então indefinida, bem como mais que dobrar o valor máximo previsto. 

Sinteps questiona critérios, mas reafirma direito

O Sindicato sempre questionou a política de bonificação, que se limita a uma única vez no ano e não se incorpora aos salários. A entidade defende a implantação de uma política salarial, que valorize e preserve o poder aquisitivo da categoria. 

Além disso, muitos dos indicadores não dependem diretamente do trabalhador, mas sim da instituição e do governo, como é o caso da evasão, que guarda relação direta com investimentos em laboratórios e infraestrutura, condições dignas de trabalho etc.

Em que pesem estas considerações, no entanto, o Sinteps defende que o Bônus seja pago corretamente, pois é direito previsto em lei e deve ser respeitado.

Vamos em frente! Mantenhamos a disposição de luta por nossas reivindicações gerais: reajuste salarial, revisão da carreira, jornada para os docentes, valorização dos administrativos, vale alimentação digno, plano de saúde institucional, entre outros!