PLC 2/2022 é votado sem emendas e reajuste no Centro fica em 10%. Agora, luta prossegue por reivindicações da nossa pauta

A pressão feita pelo Sinteps e várias entidades representativas do funcionalismo público estadual, pela extensão do reajuste de 20% para todas as categorias, não foi suficiente para garantir que as emendas com esse teor fossem aprovadas. Em votação realizada no final da tarde de terça-feira, 22/3, a Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou o projeto de lei complementar (PLC) 2/2022, de autoria do governador, contendo as propostas de reajuste: 20% para a saúde e a segurança pública, 10% para as demais categorias, entre elas os trabalhadores do Centro Paula Souza.

As emendas, que foram desconsideradas na votação, por pressão explícita do governo, pediam que todas as categorias tivessem direito ao reajuste de 20%, sem discriminações.

O dia 22/3 foi de intensa atividade na Alesp. Após convocação do Sinteps, diretores sindicais vindos de várias cidades do interior e da Grande SP estiveram nos gabinetes, conversando com parlamentares, e numa audiência pública promovida pela deputada Professora Bebel (PT-SP). Por volta das 16h30, teve início a votação no plenário principal da casa, o Juscelino Kubistchek.

“É uma discriminação terrível que o governo Doria acaba de aprovar”, lamentou a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima. Pouco antes da votação, ela gravou um vídeo em que explica o difícil cenário na Alesp, que você confere aqui. “Mas a luta não vai parar por aqui e vamos seguir batalhando por nossas reivindicações. Estamos em período de data-base e já entregamos nossa pauta à direção do Centro. É preciso que os trabalhadores das ETECs e FATECs fiquem atentos às divulgações e convocações do Sindicato”, destacou.

Seguir na luta por nossas reivindicações

Os principais pontos da Pauta de Reivindicações 2022 são:

1) Reajuste linear de 33,24% para todos a partir de 1º de março;

2) Revisão da carreira em vigor nos seguintes pontos, entre outros:

a) Tabelas salariais equiparadas às da Unesp (para recomposição das perdas salariais de toda a categoria); Confira em www.sinteps.org.br, no item “Data-base 2022”

b) Definição de política salarial: estabelecer parâmetros de reajuste salarial anual;

c) Promoção direta para o nível de titulação e progressão a cada dois anos (por antiguidade, como prevê a CLT);

d) Instituição de jornada de trabalho para docentes (10, 20, 30 e 40h);

e) Inclusão de mais graus nas tabelas para acompanhar o aumento do tempo necessário para a conquista da aposentadoria;

f) Instituição do plano de saúde;

g) Melhoria dos benefícios (como o vale alimentação e a inclusão de cesta básica).