Pauta 2022 já está protocolada. Calendário de lutas tem petição online, coleta de apoio de políticos e outros. Confira e participe!

O Sinteps já protocolou a Pauta de Reivindicações 2022 dos trabalhadores do Centro Paula Souza. O documento, aprovado pelo Conselho Diretor da entidade após período de consulta aos trabalhadores, foi encaminhado virtualmente à professora Laura Laganá, superintendente da instituição, no dia 21/2, acompanhado de pedido de reunião urgente. A Pauta 2022 também será entregue em ato presencial, no dia 3/3/2022 (veja no calendário abaixo).

Neste ano, os eixos centrais da nossa pauta, que contém um total de 40 reivindicações, todas acompanhadas de justificativas, são:

- Reajuste linear de 33,24% para todos a partir de 1º de março;

- Revisão da carreira em vigor (contemplando novas tabelas salariais, para recomposição das demais perdas salariais, bem como: jornada para os docentes, instituição do plano de saúde, reajustes nos benefícios etc.)

Reajuste de 10% é discriminatório e não resolve!

Já em campanha eleitoral, o governador Doria anunciou um reajuste de 20% para a segurança pública e saúde e de 10% para o restante das categorias (onde nos incluímos). Além de discriminatórios, esses índices não contemplam sequer a inflação dos últimos anos.

Para entrar em vigor, o reajuste anunciado por Doria precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa, por meio de projeto de lei enviado pelo governador. Quando isso acontecer, o Sinteps e outras categorias discriminadas apresentarão propostas de emendas para estender os 20% a todos.

Não falta dinheiro ao governo!

O governo Doria tem condições econômicas para negociar com o Sindicato. Ao contrário das previsões iniciais, de que a economia entraria em queda após o início da pandemia, em 2020, a arrecadação do ICMS – principal imposto que compõe as receitas do estado de São Paulo – vem alcançando resultados surpreendentes. A quota-parte do ICMS que fica com o estado (75% do total) fechou 2021 em R$ 138,35 bilhões, valor nominal 26,2% maior que em 2020 (17,17%, se descontada a inflação). O arrecadado em janeiro/2022 foi de R$ 12,470 bilhões, valor nominal 18,41% maior que em janeiro de 2020, sinalizando a manutenção da perspectiva de crescimento.

Isso prova que o governo Doria pode valorizar os servidores públicos, que seguem atuando em prol da população como sempre fizeram, ao menos repondo suas perdas salariais. Basta ter vontade política.

Live explicou reivindicações e andamento da campanha

Diretores do Sinteps participaram de uma live em 22/2, para explicar tudo sobre a data-base 2022. Se não acompanhou ao vivo, você pode conferir a íntegra em: https://youtu.be/7XHD8LsV3hc

É ano eleitoral: PRESSÃO NELES E NELAS!

Este ano teremos eleições para presidente, governadores, deputados federais e estaduais. Além dos candidatos, que já estão em campanha, sabemos que o círculo de envolvidos é grande: vereadores, prefeitos etc. Portanto, se conseguirmos o apoio deles às nossas reivindicações, teremos mais chances de “sensibilizar” o governo Doria a nos atender.

Converse com seus colegas de trabalho para procurarem os vereadores e prefeito do seu município, deputados da região etc., e peçam que assinem moções em apoio às nossas reivindicações. Eles sabem do nosso “peso” eleitoral: as ETECs e FATECs estão presentes em 369 cidades, somos cerca de 20 mil trabalhadores e 322 mil estudantes. Se contarmos as famílias, teremos uma zona de influência em torno 2 milhões de pessoas.

Os modelos de moção para as câmaras de vereadores, deputadas/os e prefeitas/os estão no item “Data-base 2022”, no site do Sindicato (www.sinteps.org.br).

Petição online: Assine e passe adiante

Todas as formas de pressão contribuem, neste momento, para fazermos a Superintendência do Centro e o governo Doria nos ouvirem. Uma delas é a petição online criada pelo Sinteps. Assine e passe em suas listas de contatos e redes sociais: https://chng.it/MpdkLSDNxh

O que vem agora: Olho no calendário

Após o protocolo da nossa pauta, do lançamento da petição virtual e da realização da live, confira os demais indicativos no calendário de mobilização:

- A partir de 22/2: Mobilização nas câmaras e prefeituras municipais e junto aos deputados estaduais. Os materiais de subsídio (modelos para pedidos de moção e declaraçãoes de apoio) estão no site, no item “Data-base 2022”;

- 3/3, 14h: Ato público em frente à administração do Centro, em SP, com a presença dos diretores do Sindicato e dos trabalhadores que puderem participar. Vamos fazer o protocolo político da nossa Pauta, cobrando que a superintendente Laura Laganá nos receba;

- 8/3: Nova reunião do Conselho Diretor (CD) do Sinteps, presencial, para avaliação das primeiras atividades e participação nas atividades do Dia Internacional da Mulher em SP;

- De 4 a 10/3: Assembleias setoriais nas unidades, para mobilização e conscientização;

- 10/3: Prazo máximo para a Superintendência do Centro dar retorno às nossas reivindicações e agendar reunião com o Sinteps;

- 11/3: Assembleia virtual geral da categoria, para deliberação sobre indicativo de greve, caso não tenhamos resposta da Superintendência;

- 17/3: Indicativo para início de greve geral da categoria, com manifestação em frente ao Centro, em SP.

Chega de arrocho e discriminação: Vamos responder com greve!

Se a Superintendência do Centro e o governo Doria não negociarem um reajuste que realmente minimize o arrocho que vimos sofrendo nos últimos anos, teremos que partir para a GREVE. Nossa história é rica em nos mostrar que somente a reação e a luta são capazes de fazê-los ouvirem nossa voz.

VAMOS PREPARAR A GREVE DOS TRABALHADORES DO CENTRO! REAJUSTE DIGNO, JÁ!