face twitter youtube instagram

Assista a gravação do debate sobre democratização das estruturas de poder nas universidades e no Centro

 

17/11/2012

 

O Fórum das Seis - que agrupa as entidades sindicais e estudantis das universidades estaduais e o Sinteps - promoveu um debate sobre democratização das estruturas de poder destas instituições. Foi no dia 27/11, na USP, com transmissão pela Internet. Os debatedores foram os professores Eunice Ribeiro Durham (USP) e José Luís Sanfelice (Unicamp). A mediação foi feita pelo professor César Minto, da coordenação do Fórum.

 

src=http://www.sinteps.org.br/news0440_clip_image002.jpg

Polêmica, Eunice defendeu uma delimitação de poderes no acesso ao processo deliberativo: Não se pode exigir que qualquer funcionário tenha um curso superior para discutir problemas administrativos. Precisamos levar em consideração a divisão social do trabalho. Não somos índios do Xingu, comunidades em que todos são iguais e, portanto, todos podem decidir sobre tudo.

Já Sanfelice, num dos aspectos abordados, questionou a atual onda de repressão política nas universidades: São inúmeros os exemplos recentes relacionados ao movimento estudantil e aos servidores, que sofrem vários tipos de processos em decorrência de cerceamento de seus direitos de expressão.

A intenção do Fórum é promover novos debates e estimular que o assunto ganhe destaque entre professores, funcionários administrativos e estudantes. Atualmente, os mecanismos de poder nas universidades ainda guardam características de tempos ditatoriais. No Centro Paula Souza, a ausência de democracia é gritante, com a eleição para superintendente sendo decidida por alguns iluminados do Conselho Deliberativo, com a canetada final do governador.

Para assistir a gravação do debate, clique aqui:

http://www.adusp.org.br/index.php/videos-de-debates