face twitter youtube instagram

A EDUCAÇÃO PRECISA RESISTIR: Fórum das Seis convida para Dia Nacional de Luta em 19 de maio. Sinteps apoia atividades

Entidades nacionais representativas da educação – como Andes-SN, Fasubra, Sinasefe, Fenet e UNE – convocam um dia de manifestações em todo o país, nesta quarta-feira, 19 de maio.

A mobilização tem na pauta a luta contra o PL 5.595/20, que tramita no Senado Federal e que, sob o falacioso discurso da “essencialidade” da educação, prevê a reabertura de escolas e universidades públicas e privadas no pior momento da pandemia da Covid-19. Também está na pauta a reação aos cortes orçamentários e contingenciamentos nas universidades públicas, frente à ameaça de desvinculação de recursos para a educação (que, se aprovada no Congresso, não demorará a chegar em estados e municípios) e aos ataques do governo Bolsonaro à autonomia universitária. Pautas essenciais em meio à pandemia também estão em destaque: vacinação ampla, auxílio emergencial digno, contra a Reforma Administrativa (PEC 32), entre outras.

O Fórum das Seis - que agrupa as entidades sindicais e estudantis das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza, entre elas o Sinteps – convida para a programação. Você pode conferir as atividades no Boletim do Fórum das Seis ou a seguir:

 

Live das 9h – 13h

Live organizada com as entidades da educação (Andes-SN, Fasubra, Sinasefe, UNE, FENET, entidades da educação básica, do Fonasefe e parlamentares), com entradas ao vivo em atos de universidades de todo o país.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=5KPTlEtU11w

 

Twittaço às 11h e às 17h

Twittaço nacional em defesa da educação pública e contra a Reforma Administrativa. Sugestões:

 

- O direito à saúde e à educação é assegurado em nossa Constituição Federal e foi conquistado a partir de muita luta da sociedade brasileira.

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- Sem a garantia de recursos suficientes à sua manutenção, o País viverá um grande retrocesso e um desmonte da rede escolar e do SUS.

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- A vinculação de recursos para a educação, incorporada na Constituição de 1934, após forte clamor social liderado pelo Movimento dos Pioneiros da Educação Nova, só foi retirada do texto constitucional em ocasiões em que o país atravessou regimes de exceção.

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- O Brasil possui a 5ª maior população do planeta e um dos maiores e mais complexos sistemas de ensino do mundo. Nossos estudantes de escolas públicas (cerca de 38 milhões) ultrapassam a população de dezenas de países!

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- A Educação é uma atividade que promove a aglomeração em espaços físicos limitados e com permanência prolongada. Por isso, o retorno às aulas presenciais só deve ocorrer com vacinação para todas e todos!

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- Em 2020, o Ministério da Educação teve seu menor orçamento em uma década. Se com repasses obrigatórios, Bolsonaro já deixa a Educação à míngua, com a desvinculação vai destruir as escolas e universidades.

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- Foram as universidades públicas que fizeram o mapeamento genético do coronavírus, produziram testes, respiradores e outros equipamentos. Hora de proteger as universidades!

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

- O Congresso Nacional deve priorizar uma pauta positiva, com votação de proposições legislativas que possam acelerar a vacinação contra a COVID-19, por exemplo. Para isso é preciso investir na educação e na pesquisa.

#EDUCAÇÃOPRECISARESISTIR

 

17h – Roda de conversa “Ataques às universidades e aos institutos de pesquisa públicos paulistas”

Com a participação de representantes das entidades do Fórum das Seis. Entre e participe pelo link:

https://zoom.us/j/95925217031?pwd=VFJJckxOUURoU1JtdFpRMFVieWpHUT09