Live em 8/4, 17h, terá como tema “Essencial é a vida: Quando o trabalho é fonte de contaminação, quem protege o trabalhador?”

Aos 13 meses de pandemia de Covid-19, com o número de casos e de óbitos batendo recordes diários, é preciso uma definição clara do que são serviços essenciais e quais direitos têm os trabalhadores. Nas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza, esse é um debate central.

O Sinteps propõe que o retorno presencial das aulas só aconteça num cenário de controle efetivo da pandemia, com ampla vacinação e condições seguras de trabalho. Além disso, a entidade vem cobrando da Superintendência uma definição clara do que deve ser considerado “essencial” nas unidades, para evitar abusos e exposições dos administrativos a riscos. Com a campanha “Essencial é a vida”, o Sindicato defende que TODOS sejam remetidos para o trabalho remoto, à exceção daqueles absolutamente indispensáveis aos serviços essenciais, como é o caso da manutenção de plantações e animais nas unidades agrícolas. Ainda nestes casos, é possível estabelecer rodízios e formatos que protejam os trabalhadores o máximo possível.

É neste cenário que o Sinteps promoverá nova live no dia 8 de abril, quinta-feira, às 17h, com o tema “Essencial é a vida: Quando o trabalho é fonte de contaminação, quem protege o trabalhador?”

A expositora será a médica Maria Maeno, pesquisadora em Saúde do Trabalhador, coordenadora do CEREST/SP por 16 anos, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora da Fundacentro desde 2005. Também debaterão o tema a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, e o advogado da entidade, Augusto Bonadio. A mediação será feita por Neusa Santana Alves, da diretoria do Sinteps.

Você pode enviar suas perguntas previamente, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até as 12h do dia 7/4.

A transmissão será ao vivo:

- Pelo Facebook: https://www.facebook.com/sindicatodostrabalhadores.sinteps/live/

- Pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/TVSINTEPS/live

0104a2