face twitter youtube instagram

O retorno ao trabalho dos administrativos: Não coloque sua vida em risco! Denuncie ao Sindicato se houver abusos

A Diretoria Executiva do Sinteps vem recebendo denúncias de trabalhadores que foram obrigados a voltar ao trabalho presencial mesmo que suas funções sejam perfeitamente realizáveis em trabalho remoto, a partir de convocações de diretores (sejam de unidade, sejam de departamentos, como é o caso da Administração Central).

Há pessoas do grupo de risco em trabalho presencial, com mais de 60 anos de idade e em convívio com outras pessoas de grupos de risco, que foram convocadas ao trabalho presencial mesmo sem o retorno das aulas, como é o caso de muitas unidades de ensino.

Denunciamos o fato ao Gabinete da Superintendência, que reiterou não ser esta a orientação geral, mas, também, não se propôs a reforçar a orientação para evitar os desmandos de alguns gestores.

Assim, a Diretoria Executiva do Sinteps pede aos trabalhadores que estão em trabalho presencial e que são do grupo de risco, tenham mais de 60 anos ou convivam comprovadamente com pessoas do grupo de risco em suas residências, que denunciem ao Sinteps pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando as unidades em que isso está ocorrendo.

De posse das unidades, faremos novamente a denúncia à Superintendência para exigir que providências sejam efetivamente tomadas no sentido de preservar a vida dos trabalhadores.

Não é preciso que o trabalhador se identifique, pois sabemos da perseguição que pode haver, pois se o gestor sequer cumpre as ordens oriundas do Gabinete da Superintendência, certamente irá assediar os trabalhadores denunciantes.

Apenas precisamos saber as unidades onde o desrespeito vem acontecendo para darmos prosseguimento às nossas denúncias, em atendimento à resposta do Gabinete, que segue:

Sinteps - “O fato é que, mesmo sem aula, tem administrativos trabalhando presencialmente, não só na ADM Central mas também nas unidades, e gente com idade superior a 60 anos, com morbidades e em convívio com grupo de risco.”

Resposta do Gabinete –“Professora Silvia, a Instituição como um todo está orientada para que as pessoas que se enquadram no grupo de risco, com idade acima de 60 anos ou comorbidades, façam home office e não atividades presenciais. Se o Sinteps recebeu denúncias que essas orientações não estão sendo cumpridas, por favor nos informe quais são as unidades. Repasse as informações para que possamos tomar as providências.”