Sinteps orienta: Se você é grupo de risco ou tem familiares nesta condição, preencha declaração e envie à sua unidade

Como relatado em matéria anterior (clique aqui), o Sinteps teve reunião com a Superintendência no dia 1/10/2020 e o retorno às atividades presenciais foi ponto central.

Na ocasião, os diretores do Sinteps voltaram a expor à superintendente as enormes preocupações em relação à volta das atividades presenciais no Centro.

Em resposta às dúvidas e críticas levantadas pelo Sindicato, que exige garantias sanitárias e de cuidado com a vida de trabalhadores e estudantes, a superintendente, professora Laura Laganá solicitou que aguardemos o recebimento do retorno das unidades, sobre se planejam retornar ou não (e se têm condições para isso). Em seguida, comprometeu-se a se reunir novamente com o Sindicato para conversar, antes de definir qualquer coisa.

As unidades têm até dia 7/10 para enviar seus planos de retorno à Superintendência, se assim definirem.

“A unidade tem soberania para decidir se volta ou não, desde que cumpridas as exigências sanitárias”, disse na reunião a professora Laura, para completar em seguida: “E o retorno é opcional. Nenhuma escola é obrigada a voltar. Nenhum trabalhador é obrigado a voltar se não se sentir seguro.

De antemão, ficou definida a possibilidade de apresentação de declaração por parte dos trabalhadores em grupo de risco (como já vinha acontecendo) e também de trabalhadores que se sintam desconfortáveis com a volta, pelo fato de morarem com pessoas de grupo de risco.

Declaração

O Sinteps orienta os trabalhadores (administrativos, docentes e auxiliares de docente) que estiverem em grupos de risco ou possuírem familiares nesta condição, que preencham a declaração (clique para acessar o arquivo em PDF ou DOC) e a entreguem à direção da(as) unidade(s) onde atua.