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Sindicato expõe dificuldades com uso da plataforma Teams e pede providências ao Centro

A Diretoria Executiva do Sinteps tomou conhecimento de uma série de dificuldades de acesso e de uso da plataforma Microsoft Tems, especialmente no trabalho dos docentes de FATECs e ETECs.

O Sindicato encaminhou ofício à Superintendência, que você confere aqui ou a seguir, no qual apresenta vários destes problemas e pede solução. Leia:

 

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OFÍCIO 026/2020 – SINTEPS
São Paulo, 11 de setembro de 2020.

Ilma. Sra.
Profa. Laura Laganá,
Diretora Superintendente do CEETEPS.

 

A Diretoria Executiva do SINTEPS teve ciência de diversos problemas apresentados pela plataforma Microsoft Teams, desde a semana iniciada em 24 de agosto, e que persistem em boa parte, quais sejam:

 

a) FATECs

  1. Na semana iniciada no dia 24/08/20, sumiram praticamente todas as salas de aulas do Teams, sendo necessária a inserção de todos os alunos pelas coordenações de curso, trabalho realizado no final de semana; 
  2. Na semana iniciada em 31/08/20, o sistema estava extremamente lento e com travamento de câmera, áudio e chat, o que prejudicou o andamento das aulas remotas;
  3. No dia 02/09, o SIGA ficou inoperante, sem acesso;
  4. Docentes têm relatado que o sistema Teams está muito pesado, inclusive comprometendo o funcionamento de seus computadores e notebooks. Importante ressaltar que, mesmo tais equipamentos não sendo obsoletos, estão sendo comprometidos por esse sistema;
  5. A conexão é instável e o compartilhamento de telas fica inoperante; 

 

b) ETECs 

  1. As turmas criadas não estão completas. Com isso, alguns alunos estão sem acesso à plataforma. O POAD de agosto foi encerrado dia 30/08 e alunos não conseguiram inserir a tarefa e tiveram que enviar pelo WhatsApp ou e-mail ao docente; 
  2. A equipe de TI não permite que o Coordenador adicione às turmas esses alunos, mesmo o Coordenador tendo esse acesso;
  3. Em relação à ferramenta que permite Reunião Online com os alunos e docentes, há um prejuízo dos trabalhos, pois a conexão cai com frequência. porque está caindo a conexão e prejudicando o andamento dos trabalhos. Inclusive, muitos trabalhadores não conseguiram participar 100% do treinamento da URH devido a esse problema;
  4. Alguns docentes não conseguem criar reunião com os alunos, porque o Teams acusa “que ocorreu um erro”. Isso não foi solucionado e faz 1 semana que docentes não conseguem orientar os alunos com essa ferramenta;
  5. Caso o docente entre no Teams Online através de uma aba de um navegador, o software não libera as configurações de áudio e, com isso, o docente não consegue utilizar a ferramenta;
  6. As configurações de áudio de alguns docentes na Plataforma Teams não são disponibilizadas. Ressalta-se que não se trata de configurações do computador/notebook do docente, pois em outros itens (Google Meeting, Skype ou Zoom, por exemplo) funcionam normalmente.


Tendo em vista que: 

  1. Tais situações comprometem o processo ensino-aprendizagem e a dinâmica das aulas remotas, desmotivando os alunos e estressando em demasia os professores e funcionários administrativos; 
  2. Alguns gestores chegaram a colocar a culpa nos professores, que teriam “apagado as turmas”, ou servidores técnico-administrativos, que teriam feito errado o registro do NSA;
  3. Os equipamentos tecnológicos utilizados pelos docentes estão ficando a cada dia mais obsoletos, como resultado de tantas informações armazenadas, lembrando que são de uso pessoal e não profissional;
  4. Ninguém explicou até hoje a presença do elemento externo que está em todas as salas de aula virtuais, seja de ETEC ou de FATEC.

 

Questionamos:

  1. Qual efetivamente é o problema? O CEETEPS vai explicar para os trabalhadores o que realmente está acontecendo com o sistema?
  2. Por que a existência do elemento externo (estranho) nas aulas?
  3. Qual a segurança de nossos dados, imagens e produção intelectual se o sistema não se sustenta?

 

Aguardando explicações que os trabalhadores têm direito de receber, despedimo-nos,

 

Atenciosamente 

 

Silvia Elena de Lima
Presidente do SINTEPS