face twitter youtube instagram

É mesmo seguro o retorno às aulas? Sinteps questiona anúncio de retorno presencial antecipado no Centro

Em entrevista coletiva do governo Doria em 13/7/2020, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, anunciou oficialmente o que o Centro Paula Souza (Ceeteps) já vinha orientando os diretores informalmente: a volta às aulas presenciais para as disciplinas práticas antes de todos os protocolos de segurança gerais serem cumpridos. Seremos as cobaias da área da educação no estado de São Paulo.


O mais “interessante” é que, para este retorno premeditado, o Ceeteps se escora em sua autonomia, a mesma que se recusa a utilizar quando se trata de garantir os direitos dos trabalhadores, como é o caso da Evolução Funcional, ou para seguir as recomendações do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o trabalho docente em tempos de pandemia, as mesmas que o Sinteps vem fazendo repetidamente desde março, quando tiveram início as medidas de isolamento social para combate à pandemia de Covid-19.


Mas, voltando ao que foi dito no início: o Centro havia se decidido muito antes por essa volta. A Diretora Superintendente, Laura Laganá, em entrevista ao site “Cocada On”, do DCE da FATEC, em 8/7/2020, já havia antecipado todas as etapas de retorno às aulas presenciais.


Muito embora o governador fale em respeito à ciência e à saúde, para nós, trabalhadores e estudantes do Ceeteps, isso não vale nada, pois, enquanto todos os outros trabalhadores e estudantes somente voltarão às atividades presenciais com 28 dias de estabilização na fase amarela, para nós, 14 dias está bom!!!


Somos, na estratégia da quarentena do governo, balão de ensaio, cobaias. Se superarmos, muito que bem. Se não superarmos, pensam em outras estratégias para os demais.


O objetivo do Boletim Sinteps 75, que você confere aqui, é refletir sobre os vários aspectos embutidos nesta decisão, expor o que está em jogo e propor a resistência da comunidade. Leia com atenção.

 

NÃO PODEMOS ACEITAR TAL IMPOSIÇÃO, QUE NOS COLOCA PESSOAL E COLETIVAMENTE EM RISCO DE VIDA!!

SOMOS NÓS E NOSSOS FAMILIARES QUE SEREMOS AFETADOS POR ESTA DECISÃO DO CEETEPS!! Boletim Sinteps 75 capa