face twitter youtube instagram

Sinteps cobra novamente definição do Centro após MP que suspendeu mínimo de 200 dias letivos

Após a edição da Medida Provisória 934/2020 pelo governo federal, em 1/4/2020, suspendendo a obrigatoriedade de que escolas de educação básica e universidades tenham que cumprir a quantidade mínima de 200 dias letivos neste ano, por conta das medidas excepcionais decorrentes da pandemia de Covid-19, o Sinteps vem cobrando da Superintendência do Centro Paula Souza uma definição clara da situação nas ETECs e FATECs.


A seguir, confira novo ofício enviado em 7/4/2020:


Clique aqui para conferir os ofícios anteriores sobre o assunto: 11/2020, 12/2020 e 13/2020.

 

..........................................................................

OFÍCIO 014/2020 – SINTEPS

São Paulo, 7 de abril de 2020.

 

Prezada Senhora

Laura Laganá,
Diretora Superintendente do CEETEPS.

 

No final da semana passada, na entrevista coletiva diária do governador João Doria, a Secretaria Estadual de Educação anunciou o programa de aulas via TV Cultura para os alunos da Rede Estadual de Educação, que também poderá ser usado pela Rede Municipal de Educação, destacando que, para o município de São Paulo, há programa próprio, com o envio de material didático para os alunos via correio. São materiais especiais para cada uma das etapas de educação, incluindo a educação infantil.


A proposta da Secretaria da Educação é experimental, enquanto os docentes continuarem no recesso (igual aos do CEETEPS). Quando acabar o recesso, será a maneira de o estado fornecer as 800 horas para os alunos da rede estadual, até que não possa haver aulas presenciais. O Secretário informou que as aulas para os conteúdos da BNCC estão sendo gravadas por professores da rede, voluntários para o programa.


No âmbito do CEETEPS, há alguma definição, tendo em vista a semestralidade, agravada pela infinidade de disciplinas que envolvem os cursos técnicos e os tecnológicos? Qual a metodologia que será usada?


Vale lembrar, sempre, que o SINTEPS é contra o EAD. Existe uma outra possibilidade em estudo pelo CEETEPS, considerando que não há mais a obrigatoriedade dos dias letivos e sim da carga horária?


Estaremos submetidos às mesmas regras da Secretaria de Educação ou, como autarquia que somos, há modelos próprios de solução para a composição da carga horária nos cursos oferecidos nas ETECs e FATECs, considerando que as atividades letivas se iniciam novamente em 22 de abril?


Se a solução for similar à já anunciada pela Secretaria de Educação, há professores voluntários gravando as vídeo aulas ou cada professor gravará sua aula?


Estes professores terão garantido o direito de uso da imagem?


As aulas serão do professor ou do CEETEPS? Serão disponibilizadas pela TV Cultura ou pela Internet?


Os professores serão ao mesmo tempo professores, tutores e youtubers?


O CEETEPS irá garantir as soluções tecnológicas para os docentes gravarem, editarem e disponibilizarem as aulas, visto que a maioria não possui equipamento e softwares para isso?


As aulas práticas seguirão o mesmo modelo ou têm modelo específico? E o material de demonstração? Serão gravadas nas unidades ou em home office?


Como os alunos irão interagir com as aulas tanto teóricas quanto práticas?


Existe alguma programação de retorno às aulas presenciais?


O CEETEPS estuda suspender o primeiro semestre letivo? Se isso ocorrer haverá vestibular e vestibulinho no meio do ano?


Como pode V.S.ª observar, são muitas as perguntas que atormentam os docentes da nossa instituição, de forma que solicitamos o urgente retorno a estes questionamentos.

 

 

Silvia Elena de Lima
Presidente do SINTEPS