face twitter youtube instagram

Centro abre processo eleitoral para escolha de diretores de ETECs. Sinteps defende eleições diretas e paritárias

Em portaria datada de 20/2/2020 e publicada no Diário Oficial do Estado (DOU) de 21/2/2020, a Superintendência do Centro Paula Souza deu início formal ao processo eleitoral para a escolha dos novos diretores de ETECs.


De acordo com o texto da portaria, está aberto o processo eleitoral para a “composição de lista tríplice de candidatos a Diretor de Escola Técnica”, com inscrições de 30/3 a 3/4/2020 nas escolas listadas (clique para conferir).


O que se tem visto nos últimos anos é que, em muitos casos, sequer o/a candidato/a adiretor(a) mais votado/a pela comunidade nos processos eleitorais é indicado/a pela administração do Centro. Não raras são as situações em que o/a segundo/a ou terceiro/a da lista tríplice assume o posto.


As eleições nas unidades também costumam agregar alguns detalhes que interferem diretamente no resultado. A proporção de servidores administrativos em cargo de comissão é expressiva e, em geral, corresponde a um segmento que vota no/a gestor(a) atual ou no/a indicado/a por ele/ela. Não se trata de saber se este/esta candidato/a é o/a melhor ou não, mas de constatar que esse detalhe interfere no resultado final. Fato é que quase não há mais servidores concursados nas unidades.


Historicamente, o Sinteps tem lutado pela democratização das instâncias de poder no Centro Paula Souza, defendendo que todos os cargos diretivos (superintendente, diretor de unidade, coordenadores de curso) sejam eleitos diretamente pela comunidade, em eleições paritárias (peso igual aos segmentos docente, administrativo e estudantil), sem lista tríplice. Estes profissionais, independente de mais ou menos próximos, têm relação direta com o cotidiano de cada trabalhador ou aluno da instituição. Por isso, nada mais justo do que a comunidade acadêmica (professores, servidores técnico-administrativos e estudantes) ter o direito de eleger seus representantes e, ao final do processo, ter sua vontade integralmente respeitada pela administração do Centro.