Avanço nas negociações: Comissões para revisão da carreira e dos concursos já têm nomes indicados e aguardam portaria

Após seguidas cobranças do Sinteps, o Centro Paula Souza formalizou a indicação dos nomes que vão compor as comissões para a revisão da carreira e para a revisão dos critérios de atribuição de aulas. Estas comissões, que agora aguardam apenas a publicação em Diário Oficial para início dos trabalhos, são duas das principais reivindicações da pauta que o Sindicato apresentou ao Centro e ao governo neste início de ano.

A importância de ambas explica-se pelo seguinte:

• Comissão para a revisão na carreira implantada em 2014: Trata-se do item 4 da nossa Pauta 2019. A reforma da carreira apresenta a possibilidade de solução de várias reivindicações centrais para os trabalhadores do Centro, como é o caso de novas tabelas salariais reajustadas para todos, implantação da jornada para os docentes, fim do interstício para as titulações, extensão do enquadramento especial por titulação aos administrativos e auxiliares de docente, licença maternidade de 180 dias para as celetistas, entre outras.

As propostas do Sindicato para reformar a carreira têm como base o projeto aprovado no VIII Congresso da Categoria, realizado em julho de 2017 (clique aqui para conferir). No entanto, é importante que os trabalhadores façam suas sugestões sobre outras questões que julguem importantes. Confira o projeto de 2017 e, se for o caso, mande suas contribuições para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

• Comissão para a revisão dos critérios de atribuição de aulas: Trata-se do item 3 da nossa Pauta 2019. O Sindicato reivindica a instituição de várias mudanças nos critérios de atribuição de aulas para os docentes de ETEC, como é o caso da realização de concursos por área e não por disciplina (como ocorre hoje), o que garantiria uma maior estabilidade ao professor e uma maior transparência no processo).

As propostas que o Sinteps vai defender nesta comissão são as previstas da Pauta de Reivindicações 2019 (clique aqui para conferir). Mas, com base em sua realidade nas escolas, os professores podem fazer outras sugestões. Leia a Pauta e, se for o caso, envie suas contribuições para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os representantes do Sinteps

Na Comissão para a revisão da carreira, o Sinteps será representado por Silvia Elena de Lima e Renato de Menezes Quintino. Na Comissão para revisão dos critérios de atribuição de aulas, por Neusa Santana Alves e Denise Rykala.

Mobilização

Sem mobilização, dificilmente conseguiremos emplacar nossas propostas nas duas comissões e, depois disso, fazer com que se concretizem no âmbito do governo e da Assembleia Legislativa.

É preciso iniciar a discussão com os colegas sobre a necessidade de pressão efetiva dos trabalhadores. Fique atento às informações e chamados do Sindicato.