Sinteps participa de debate na TV Câmara de Campinas sobre Novotec e mudanças curriculares nas ETECs

No dia 16/9/2019, a Câmara de Vereadores de Campinas realizou o debate “As mudanças nas grades curriculares no ensino técnico”, transmitido ao vivo pela TV Câmara. A iniciativa foi do vereador Gustavo Petta (PCdoB), a pedido do Grêmio Estudantil da ETECAP.

O Sinteps foi representado por sua diretora Neusa Santana Alves. Também compuseram a mesa os estudantes João Victor Valério e Mateus Henrique Machado, respectivamente presidente e vice-presidente do Grêmio, e Leonardo Argollo, presidente do DCE das FATECs. Embora convidados, o governo do estado e o Centro Paula Souza não enviaram representantes.

O objetivo da iniciativa foi dar visibilidade ao debate sobre a implantação do programa Novotec, lançado em março deste ano, com o objetivo de implantar as diretrizes do Novo Ensino Médio no Estado, oferecendo o itinerário de formação técnica e profissional no Centro e nas escolas da rede estadual. O Novotec é a concretização das mudanças trazidas pela nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no bojo da reforma do ensino médio aprovada pelo governo federal.

Composto por 4 modalidades (integrado, expresso, móvel e virtual), o Novotec traz novo formato para os cursos técnicos integrados ao médio a partir do vestibulinho de 2020. Embora, a princípio, os atuais ETIMs, de tempo integral, ainda continuem sendo oferecidos, a intenção do Centro é substituí-los pelo Novotec: cursos que integram o médio ao técnico, mas são oferecidos com carga horária reduzida (perda de, pelo menos, 600 horas), em período único, sem obrigatoriedade de oferecimento de merenda aos alunos. “Temos alertado que a implantação plena da reforma do ensino médio nos próximos vestibulinhossignificará o rebaixamento da formação dos estudantes, com o enxugamento e o empobrecimento dos currículos”, destacou Neusa.

Clique aqui para assistir ao debate.

Clique para ver fotos do debate (autoria de Henrique Brazão).

Outro debate

Neusa também participou de debate com conteúdo semelhante na Escola Estadual Victor dos Santos Cunha, zona norte de São Paulo, em 17/9, organizado pela Apeoesp e pela Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação do Estado de São Paulo (FETE-SP).