Após tomar conhecimento de algumas denúncias de assédio sexual e condutas inadequadas em algumas ETECs, o Sindicato enviou ofício à Superintendência. Tais denúncias estão circulando em redes sociais e, também, em mídias tradicionais.

No ofício, o Sindicato pede providências quanto aos casos,            manifesta seu posicionamento contra os crimes de assédio moral e sexual, mas advoga também o direito constitucional da presunção da inocência. “Mesmo entendendo a situação como gravíssima, espera a averiguação e punição, se for o caso, dentro dos preceitos constitucionais, garantindo aos representantes legais dos menores, bem como aos trabalhadores acusados, o exercício do direito da ampla defesa.”.

A seguir, leia a íntegra do ofício:

..............................

Ofício 010/2018 – SINTEPS

São Paulo, 22 de março de 2018.

Ilma. Sra.
Laura Laganá
DD. Diretora Superintendente do CEETEPS.

Senhora Diretora Superintendente

A Diretoria Executiva do SINTEPS, tomou conhecimento, via redes sociais, de uma onda de denúncias sobre assédio sexual em algumas Escolas Técnicas do CEETEPS.

Há notícias circulando nas redes sociais e nas mídias tradicionais sobre muitos casos de assédio sexual de menores, o que, se confirmado, constitui crime.

Tendo em vista que, em tese, os denunciados são trabalhadores do CEETEPS, solicitamos saber da autarquia quais são as providências que estão em andamento para a apuração dos fatos.

O SINTEPS manifesta seu posicionamento contra os crimes de assédio moral e sexual, mas manifesta também seu posicionamento a favor do direito constitucional da presunção da inocência, e, mesmo entendendo a situação como gravíssima, espera a averiguação e punição, se for o caso, dentro dos preceitos constitucionais, garantindo aos representantes legais dos menores, bem como aos trabalhadores acusados, o exercício do direito da ampla defesa.

Aguardando urgente manifestação, despedimo-nos,

Atenciosamente,