face twitter youtube instagram

Com indignação, o Sinteps constatou que o que foi apresentado durante reunião do Conselho Deliberativo (CD) do Centro, em 10/8/2017, é diferente do que foi publicado em Diário Oficial.

Estamos falando da deliberação que dispõe sobre a criação do Programa de Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional, que tem por objetivo permitir o intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de estudo, práticas e/ou pesquisas.


Na reunião do CD, o texto da minuta da deliberação que foi disponibilizado a pedido do Sindicato (veja abaixo) previa a participação de alunos, docentes e servidores administrativos.  Veja o que previa o Artigo 1º:


– Fica criado o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, modalidade saída e modalidade entrada, destinado a alunos, docentes e servidores administrativos do Centro Paula Souza – CEETEPS, desde que haja preferencialmente, um acordo de cooperação com Instituições de Ensino (IE) estrangeiras.

 

No entanto, ao ser publicada no Diário Oficial, em 12/8, a Deliberação Ceeteps 37 simplesmente excluiu os servidores técnico-administrativos do texto, como você confere no link abaixo. Veja como ficou o artigo 1º:

 

- Fica instituído o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, modalidade saída e modalidade entrada, destinado a alunos e docentes do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza – CEETEPS, desde que haja, preferencialmente, um acordo de cooperação com Instituições de Ensino (IE) estrangeiras.

 

O que podemos concluir disso? Que o texto apresentado na reunião do CD teve apenas o objetivo de evitar que o Sindicato polemizasse? Diga-se de passagem, sem a presença dos representantes do Sinteps nas reuniões do CD – sem direito a voto – nada é questionado ou discutido em profundidade.


Sem surpresa, mas com muita revolta, o Sinteps não entende os reais motivos da sistemática exclusão e desvalorização dos servidores técnico-administrativos. A exclusão deste segmento do referido Programa foi feita às escondidas, sem qualquer diálogo. O Sinteps gostaria de saber porque a Superintendência tem essa postura e tratamento com os administrativos.


Nossas unidades estão com um déficit monstruoso de servidores concursados e a alternativa tem sido a colocação de estagiários, sem qualquer supervisão (como determina a lei) para minimizar o problema. A instituição não oferece um mínimo de benefícios, como plano de saúde institucional, auxílio combustível, entre outros. Estamos há quatro anos sem reajuste salarial e o governo vai nos levando em banho maria. Enquanto não nos mobilizamos, o projeto de equiparação salarial dos servidores técnico-administrativos à Lei 1.080/2008 continua na gaveta de Alckmin. Aliás, o projeto só caminhou um pouco e chegou até a Casa Civil quando nos mobilizamos.


Até quando seremos desrespeitados?


Não é mero jogo de palavras do Sinteps, quando afirma que SÓ A LUTA TRAZ CONQUISTAS. Não se trata apenas de um jargão, mas sim a realidade histórica dos trabalhadores do Centro Paula Souza. Não podemos ficar esperando o governo nos respeitar; já que ele não o faz, a ação é uma necessidade! Precisamos nos unir cada vez mais. A força do Sindicato vem da participação de todos os trabalhadores!

 

PARTICIPEM! JUNTOS, CONQUISTAMOS MAIS!

 

 

Clique aqui para conferir a minuta de deliberação apresentada na reunião do Conselho Deliberativo do Ceeteps, em 10/8/2017.

 

Clique aqui para conferir a íntegra da Deliberação Ceeteps 37, publicada no Diário Oficial de 12/8/2017.