VIII Congresso dos Trabalhadores do Centro será em julho. Veja como participar

A instância organizativa mais importante do nosso Sindicato é o congresso ordinário da categoria.

É nele que delegados e observadores reúnem-se para discutir a conjuntura política e sindical, os caminhos e descaminhos da educação profissional e tecnológica, fazer balanços da atuação da entidade e traçar planos de luta para o período seguinte. Desde que a entidade foi criada, em 1993, sete congressos foram realizados. O próximo acontece em julho de 2017, entre os dias 12 e 16, na cidade de Nazaré Paulista.

Os debates previstos serão subsidiados com palestras e exposições. O temário traz assuntos gerais da situação política (por exemplo, a conjuntura política internacional, federal e estadual), da educação (quadro nacional e paulista), até questões mais específicas do Centro, inseridas no plano de lutas para o próximo período.

A importância de participar

É importante que os trabalhadores do Centro participem ativamente do processo de preparação do Congresso e, também, durante a sua realização. Nossa categoria vive um momento de intensificação das lutas específicas (por melhores salários condições dignas de trabalho) e gerais (contra as reformas da previdência e trabalhista e contra a terceirização).

Vamos ter muito o quê debater no VIII Congresso.

Como participar

Os delegados são filiados eleitos especialmente para representar os trabalhadores das diversas unidades do Ceeteps durante o Congresso. O número de delegados eleitos por unidade é proporcional à quantidade de filiados na base, da seguinte forma:

- A cada 10 filiados (ou fração de 5) na unidade: 1 delegado.

Para se candidatar, o filiado tem que contar, na data do registro da candidatura, com um mínimo de seis meses de filiação ao Sindicato, devendo estar quite com as mensalidades sindicais. Pode ter contrato por prazo determinado ou indeterminado.

Se você deseja ser delegado, deve se inscrever até o dia 31/5. No site do Sinteps (www.sinteps.org.br), há um link específico para o VIII Congresso, no qual você encontra a ficha de inscrição e a lista com o número de delegados a que tem direito cada unidade. A ficha preenchida deve ser enviada por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por correio (Caixa Postal 13.850, CEP: 01216-970, São Paulo, SP), aos cuidados de Secretaria Geral do Sinteps, até o dia 31/5.

O delegado será eleito pelos filiados da unidade que escolher representar, no caso de possuir mais de uma de unidade exercício. A eleição se dará no período de 5 a 7/6.

Observadores e acompanhantes

O filiado também pode participar como observador. Neste caso, não terá direito a voto durante o Congresso. O filiado interessado em ser observador no VIII Congresso também precisa se inscrever até o dia 31/5, conforme orientações na ficha de inscrição no site (no item “Fique por dentro” – “VIII Congresso do Sinteps”), mas não precisa se submeter à votação dos colegas na unidade. Os observadores devem arcar com as suas despesas no Congresso.

Delegados e observadores também podem levar acompanhantes ao Congresso, mas estes devem custear suas despesas, que poderão ser parceladas pelo Sindicato, no caso dos acompanhantes.

Liberação formal

Como produto da organização dos trabalhadores, o Sinteps conseguiu garantir que a participação em eventos como o Congresso da categoria conte com liberação formal por parte do Centro. Ou seja, os delegados têm todos os seus direitos funcionais preservados. Todos os participantes – delegados e observadores – receberão certificados de participação.

Atenção para o calendário do VIII Congresso

• Inscrição de delegados e observadores: de 24 de abril a 31 de maio de 2017;
  • Deferimento das inscrições: 31 de maio de 2017;
  • Recursos: 01 de junho de 2017;
  • Homologação das inscrições: 02 de junho de 2017;
  • Eleição de delegados: 05 a 07 de junho de 2017;
  • Deferimento das eleições: 08 de junho de 2017;
  • Recursos: 09 de junho de 2017;
  • Homologação das eleições: 12 de junho de 2017;
  • Entrega das teses: até 20 de junho de 2017;
  • Divulgação do Caderno de Teses: até 03 de julho de 2017;
  • Discussão das teses nas unidades: até o dia 11 de julho de 2017;
  • Congresso: de 12 a 16 de julho de 2017.

I – Conjunturas Internacional, Nacional e Estadual

II – Trabalhadores do CEETEPS: direitos, reivindicações e lutas