Sinteps indica: nova rodada de assembleias até 27/4 para ampliar a mobilização e construir a GREVE

Reunida nesta quinta-feira, 6/4/2017, a direção do Sinteps (Diretores da Executiva, Regionais e de Base)avaliou o atual estágio da mobilização entre os trabalhadores do Centro Paula Souza.

Como divulgado anteriormente, a rodada de assembleias setoriais realizada de 20 a 30 de março apontou que, embora o descontentamento seja generalizado na categoria, há uma divisão em relação à proposta de GREVE por tempo indeterminado. O Sindicato esteve presente em dezenas de unidades neste período, em todas as regiões do Estado, atingindo aproximadamente 10 mil trabalhadores do Centro.Frente a essa divisão, a direção do Sintepsdeclarou o ESTADO DE GREVE, com vistas a ampliar a mobilização para a data-base anual!

Os indicativos para esta nova etapa da mobilização são os seguintes:

27 de abril: Novo prazo para realização de assembleias setoriais. Nelas, os trabalhadores devem opinar sobre a proposta de GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir de 5 de maio. A dica vale para as unidades que ainda não fizeram a assembleia ou para aquelas em que já houve, mas que ainda resta uma parcela expressiva que não opinou.

28 de abril: Participação na GREVE GERAL convocada pelas centrais sindicais, em conjunto com as demais categorias de trabalhadores de todo o Brasil, contra as reformas trabalhista e da Previdência, a terceirização e o confisco de direitos da população (clique aqui para ler matéria específica). A intenção é fortalecer a luta nacional contra as reformas e, ao mesmo tempo, esquentar a mobilização na nossa campanha salarial.

2 de maio: Tabulação final das assembleias setoriais.

5 de maio: Se esta for a decisão da maioria, ato público em SP, em frente à Administração do Centro, para lançamento da GREVE DA CATEGORIA POR PRAZO INDETERMINADO

Obs: Modelo de ata/lista de presença está no site, em “Data-base 2017”.Se não há diretor sindical em sua unidade, façamos a CORRENTE DO BEM (qualquer trabalhador da unidade pode tomar a iniciativa), como já fizemos na greve de 2014. Envie o resultado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até as 22 horas do dia 27/4, para que possamos tabular os resultados das assembleias e conhecer o posicionamento da categoria em todo o estado.

Iniciativas que continuam na ordem do dia

Na primeira etapa da mobilização na campanha salarial deste ano, o Sinteps indicou à categoria um conjunto de iniciativas, em paralelo à realização das assembleias setoriais, com vistas à decretação da greve geral da categoria. Nesta novaetapa que se inicia agora, a orientação é retomarmos parte das iniciativas já implementadas anteriormente. São elas:

• Distribuição de carta aberta à comunidade
  • Coleta de abaixo-assinado em defesa das nossas reivindicações
  • Envio de e-mailsao governador Alckmin; ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Márcio França; ao secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro; e à superintendente do Ceeteps, Laura Laganá.
  • Ida às Câmaras de Vereadores para solicitar moção de apoio às reivindicações da categoria, a ser encaminhada ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.
  • Ida aos escritórios políticos dos deputados estaduais da região, para cobrar apoio às nossas reivindicações.

Obs: Todos os materiais indicados acima estão no site, em “Data-base 2017”. Após colhido o abaixo-assinado e as moções junto aos parlamentares, digitalize e envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Anúncio do projeto é fruto da mobilização

A equiparação salarial dos administrativos à Lei 1.080/2008 é uma reivindicação antiga do Sinteps. No entanto, ela estava parada nas secretarias de governo há meses. A notícia de que o governador, finalmente, pretende enviar um projeto à Assembleia Legislativa para aprovar essa equiparação, certamente, é fruto da mobilização crescente dos trabalhadores da instituição. Após o anuncio do resultado das assembleias e com o estado de greve, já no dia seguinte a superintendente soltou o comunicado para as unidades. Isso reforça o que o Sindicato sempre afirma: somente com luta temos conquistas!

O Sinteps não conhece o teor do projeto que será enviado à Assembleia Legislativa. Na reivindicação de equiparação à Lei 1.080/2008, apresentada pelo Sindicato, consta a inclusãodosSERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS EM EMPREGO PÚBLICO PERMANENTE, SERVIDORES ESTATUTÁRIOS E EM EMPREGO PÚBLICO EM CONFIANÇA. O comunicado divulgado pela Superintendência em 4/4 não explicita se o pessoal de emprego público em confiança estaria incluído.

Extensão da titulação a todos

Em julho de 2016, os professores tiveram direito a uma promoção especial, por titulação. Desde a implantação da carreira (em 2014), quando essa promoção foi definida, o Sinteps vem insistindo com o Centro e o governo para estendê-la aos administrativos e auxiliares docentes, para fazer justiça a estes segmentos.

Em 2016, junto com o projeto de lei que pede a equiparação dos administrativos à Lei 1.080/2008, o Sindicato também elaborou um projeto de lei propondo a extensão da promoção por titulação aos administrativos e auxiliares docentes, inclusive provando que o impacto financeiro seria ínfimo para o governo. Até o momento, no entanto, este projeto continua parado nas gavetas do governo.

Tão logo o projeto DE EQUIPARAÇÃO à LEI 1080/08 seja ENCAMINHADO PARA A ALESP, o Sindicato apresentará emendas para inserir as reivindicações de todos os segmentos da categoria, seja por equiparação, reajuste ou promoção especial. Mas é preciso ficar claro que a mobilização da categoria será decisiva para termos sucesso.

FIQUE ATENTO E PARTICIPE DAS ATIVIDADES CHAMADAS PELO SEU SINDICATO!

JUNTOS, CONQUISTAMOS MAIS!