Dando continuidade à série de lives que vem promovendo, o Sinteps realiza a primeira de 2021 nesta quinta-feira, 28/1, às 17h.
Embora o quadro da pandemia de Covid-19 já seja mais grave do que nos primeiros meses após o início da crise sanitária, o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, vinha insistindo no cronograma de reabertura das escolas a partir de 1/2. Na esteira da decisão do governo estadual, a Superintendência do Centro Paula Souza já havia emitido orientações sobre como deveria se dar a volta. Preservados os grupos de risco (ou pessoas com familiares nesta situação), a volta estava decretada.
O quadro atual de disseminação da Covid-19 já é mais grave do que nos primeiros meses após a decretação da pandemia mundial. No estado de São Paulo, o número de casos supera 1,5 milhão e o de mortos, 50 mil.
No dia 15/1/2021, ocorreu nova reunião online do Conselho Diretor (CD) do Sinteps, instância que conta com diretores de base, regionais e da Executiva. A reunião teve como ponto de pauta a prorrogação do mandato da atual Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, tendo em vista a impossibilidade de realização das eleições em meio à pandemia. O mandato foi prorrogado até 31/7/2021.
A Frente Paulista em Defesa do Serviço Público – que reúne cerca de 80 entidades sindicais do funcionalismo do estado de SP– divulgou o “Manifesto pela vacinação de todas as pessoas e em defesa dos serviços públicos”. As entidades que compõem o Fórum das Seis (Adunesp, Sintunesp, Sinteps, Adunicamp, STU, Adusp, Sintusp) fazem parte da Frente.