face twitter youtube instagram

Para os trabalhadores do Centro Paula Souza, como em todos os anos, começamos com uma certeza: se queremos melhorar nossos salários e condições de trabalho, teremos que ir à luta!

Essa foi a conclusão central da reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps em 31/1/2017. Tendo como subsídio um roteiro preliminar, elaborado pela Diretoria Executiva do nosso Sindicato, os presentes discutiram quais podem ser as reivindicações que vão compor nossa pauta na data-base deste ano. Chamou a atenção de todos a situação salarial dos vários segmentos que compõem a categoria, com especial destaque para os técnico-administrativos do Ceeteps, que estão com os salários bastante arrochados (veja matéria específica sobre isso no site).

A partir desta primeira discussão, a reunião do CDB indicou que, em sintonia com a reposição salarial para o conjunto da categoria (professores, auxiliares docentes e administrativos), nesta data-base devemos novamente centrar fogo na recuperação salarial do pessoal técnico-administrativo do Ceeteps.

 

Participe das discussões. Faça suas sugestões para a pauta até dia 18/2

A data-base é um momento importante para a categoria. É a hora de reivindicarmos os nossos direitos. Em 2014, 2015 e 2016, usando como desculpa a implantação da nova carreira, o governo sequer aceitou discutir com o Sinteps a reposição das nossas perdas salariais. Em 2017, temos que pressioná-lo a negociar conosco na data-base.

Participe das reuniões que os diretores do Sindicato (da Executiva, Regional e de Base) estarão promovendo nas unidades no transcorrer do mês de fevereiro e contribua com os debates, fazendo suas sugestões para a Pauta de Reivindicações.

Você também pode enviar suas contribuições por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou preencher uma pesquisa que está no site (em www.sinteps.org.br, no item “Fique por dentro”, em “Data-base 2017”). Neste mesmo item, você também encontra o indicativo de Pauta 2017 (com os itens sugeridos pela direção do Sinteps) e as tabelas salariais (o que temos hoje e a simulação com o reajuste reivindicado)

Na reunião do CDB do Sinteps de 20/2, vamos fechar a nossa Pauta de Reivindicações 2017 e avançar na construção do calendário de lutas para conquistá-la.

 

Sem luta, governo continuará surdo!

A história da nossa categoria é muita clara ao nos mostrar que o governo só negocia com o Sindicato se a categoria estiver mobilizada. As conquistas vieram nos anos em que fizemos greve, como 2000, 2004, 2011, 2014.

Após três anos sem reajuste – não por coincidência, anos em que a categoria não conseguiu se mobilizar pra valer –, chegou a hora de virar este jogo.

Passada a fase da formatação das nossas reivindicações (fevereiro), o Sinteps fará o protocolo da pauta junto à Superintendência do Centro e ao governo. Vamos dar como limite para resposta o dia 31/3. Enquanto isso, no decorrer de março, a categoria deve discutir formas de mobilização, inclusive a greve!

 

Os principais pontos na Pauta

Na proposta indicativa de Pauta definida na reunião do CDB de 31/1, constam questões econômicas e gerais. Entre elas:

 

- Reajuste salarial

Os trabalhadores do Centro Paula Souza têm dois momentos de data-base (mês em que se busca negociar a pauta anual da categoria). Como somos servidores públicos paulistas, participamos da data-base conjunta do funcionalismo, que é março. Mas também participamos da data-base do pessoal das universidades estaduais paulistas (maio), porque o Ceeteps continua sendo uma autarquia associada e vinculada à Unesp. É importante continuarmos unificados com as universidades, pois isso fortalece a nossa reivindicação de que o governo volte a nos pagar os reajustes concedidos pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), como nos garante a lei. Desde que os tucanos tomaram posse, em 1995, deixaram de pagar o reajuste do Cruesp, mas temos conseguido vitórias na justiça. Por isso, iniciamos nossa mobilização em março, quando já apresentamos nossa Pauta de Reivindicações ao Centro e ao governo, mas também acompanhamos a mobilização das universidades estaduais.

A proposta da direção do Sinteps é que reivindiquemos 32,34% de reajuste (inflação acumulada de 2014 em diante)

 

- Abono para os técnico-administrativos

Além da reposição inflacionária para todos, a Diretoria Executiva propõe também um abono para os técnico-administrativos, com a incorporação aos vencimentos, a fim de recuperar as perdas específicas deste segmento. (leia matéria sobre isso no site )

 

- Benefícios

Implantação do Plano de Saúde institucional (conquistado na carreira em 2014, mas condicionado à existência de recursos); auxílio alimentação de R$ 850,00 (além do ‘vale coxinha’); auxílio creche (valor de mercado); auxílio combustível igual ao vale transporte; licença maternidade de 180 dias para todas, entre outros. 

  • Revisão da Carreira implantada em 2014, nos seguintes itens:
  • Enquadramento por titulação em 2017 para auxiliares de docente e técnico-administrativos;
  • Instituição do 3º nível para as funções de escolaridade de nível Básico;
  • Implantação da jornada para os docentes (10, 20, 30 e 40 horas);
  • Fim das avaliações de desempenho, com respeito à antiguidade – de 2 em 2 anos;
  • Fim do interstício para as titulações e respeito à lei da carreira;
  • Política salarial: retorno da aplicação dos índices de reajuste salarial definidos pelo Cruesp;
  • Aumentar as letras em função da existência de trabalhadores com mais de 30 anos de serviço.

 

 - Campanha de redemocratização do Ceeteps

Queremos eleições diretas e paritárias (peso igual para os três segmentos) em todos os níveis (Superintendência, diretores de unidade, coordenadores). Também queremos ampliar e garantir a participação paritária da comunidade, por meio de eleições diretas, no Conselho Deliberativo da autarquia.

 

Como participar da mobilização em fevereiro

Fevereiro é o mês em que temos como tarefa fechar nossa Pauta de Reivindicações para 2017. Para participar, são três possibilidades:

  • Ficar atento à convocação e ir à reunião que o Sindicato fará em sua unidade;
  • Enviar sugestões por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
  • Preencher uma pesquisa que pode ser acessada em: https://goo.gl/forms/BQDa9QYjejvYDSm02

A proposta indicativa de Pauta de Reivindicações 2017 (feita pela direção do Sindicato e que deve ser discutida pelos trabalhadores), bem como as tabelas salariais (com a simulação do índice que estamos reivindicando), estão no item “Fique por dentro” – “Data-base 2017” em nosso site. Confira tudo e participe.

 

 Clique aqui para acessar o Boletim Sinteps 57, que traz todos os detalhes sobre o início da data-base 2017