Eleições no Sinteps: Comissão Eleitoral acata recurso da Chapa 1 e indica realização de novo pleito

A Comissão Eleitoral (CE) responsável pela condução das eleições para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do Sinteps – gestão 2019/2023 – divulgou comunicado (Comunicado CE nº 6, de 12/7/2019) informando seu parecer a respeito do recurso apresentado pela Chapa 1 – Sinteps Sempre na Luta, com questionamentos ao processo eleitoral.

Em resumo, o recurso da Chapa 1 alega descumprimento do roteiro das urnas estabelecido pela CE e publicado no site do Sinteps em 19/6/2019, o que teria impedido eleitores de exercerem seu direito ao voto. Para comprovar a afirmação, o recurso da Chapa 1 veio acompanhado de declarações de eleitores e fotos de planilhas de registro das unidades questionadas.

Antes de avaliar a procedência do recurso, a CE solicitou posicionamento da Chapa 2 – Muda Sinteps sobre o recurso da Chapa 1. Ao mesmo tempo, comprovou que todos os eleitores reclamantes eram realmente filiados ao Sindicato. Por fim, enviou ofício ao Centro Paula Souza, solicitando o controle de entrada e saída para verificar se as urnas passaram nas unidades e em quais dias e horários. A CE confrontou todas estas informações com as atas das urnas para verificação do roteiro anotado pelo presidente de urna e mesários das chapas 1 e 2, bem como as ocorrências.

Conforme aponta em seu parecer, a CE entende “que não há como promulgar o resultado obtido na apuração e dar posse devido aos vícios que ocorreram durante o processo eleitoral, dos quais teve ciência apenas em sede de recurso em 1º de julho de 2019”. Desta forma, a CE indica “que seja realizado novo pleito eleitoral com urnas fixas em todas as unidades com qualquer número de filiados e que seja eleita por assembleia geral nova Comissão Eleitoral, para que proceda ao pleito o mais breve possível”.

Considerando o que reza o estatuto do Sindicato, a CE submete ao Conselho Diretor do Sinteps “a aprovação de sua indicação de novas eleições ou a recusa de sua indicação e consequente promulgação do resultado e posse dos novos diretores” do Sinteps. Caso a decisão do Conselho Diretor seja pela realização de novas eleições, deverá ser convocada assembleia para escolha de nova Comissão Eleitoral.

Documentos no site

Todos os documentos relativos ao julgamento do recurso estão disponíveis no site do Sinteps, na seção “Fique por dentro” – “Eleições Sinteps 2019”.

Conselho Diretor reúne-se dia 17/7

A reunião do Conselho Diretor destinada a deliberar sobre a indicação feita pela Comissão Eleitoral, por meio do Comunicado 6/2019, está convocada para 17/7/2019, quarta-feira, às 14h, na sede do Sinteps. Clique para conferir o edital.