face twitter youtube instagram

Ano eleitoral: Governador anuncia concurso e bolsas estudantis. Vamos ampliar a mobilização e pressionar por nossas reivindicações

O governador Márcio França fez dois anúncios que interessam de perto à comunidade do Centro Paula Souza.


O primeiro deles foi a liberação de concurso público visando o preenchimento de 540 empregos públicos, para o exercício de 2019, sendo 326 para Agente Técnico e Administrativo, 208 para Analista de Suporte e Gestão e 6 para Especialista em Planejamento Educacional. Os dados constam em publicação no Diário Oficial do Estado de SP, de 16/5/2018.


O outro, feito aos membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) FATEC, informa a regulamentação de 1.000 bolsas de assistência estudantil para os universitários das FATECs e 3.000 para os secundaristas de ETECs.


Ambos os anúncios se referem a demandas antigas da comunidade, que estavam nas gavetas do Palácio dos Bandeirantes há muito tempo. O atendimento agora, ainda que parcial, certamente guarda relação com o momento eleitoral. França, que é do PSB, disputa o governo do estado em pé de guerra com o candidato tucano João Doria. A disputa levou, inclusive a um racha da base governista na Assembleia Legislativa.


No caso do concurso, a necessidade de servidores administrativos, segundo informações da própria Superintendência, é de 3.000.

 

Ampliar a pressão

O Sinteps avalia que o momento é propício para forçarmos a negociação das reivindicações da nossa data-base 2018. Queremos reunião com governador para reivindicar o atendimento imediato de duas reivindicações (que, conforme estudo do Sindicato, cabem perfeitamente no orçamento do Centro de 2018). São elas: 

  1. A extensão do reajuste de 7% ao pessoal Administrativo: Como se sabe, somente este segmento do Ceeteps recebeu reajuste de 3,5% em fevereiro/2018, ao passo que os demais (Docentes e Auxiliares de Docente) tiveram 7%.
     
  2. A extensão do enquadramento por titulação para todos (Auxiliares de Docente e pessoal administrativo com função ou emprego permanente): Como se sabe, conforme previsto na nova carreira implantada em 2014, em julho de 2016 essa promoção especial foi concedida somente aos docentes. O Sindicato sempre reivindicou sua justa extensão aos demais.

 

O Sinteps também quer uma agenda de negociações para o restante da Pauta de Reivindicações de 2018, que tem um total de 25 tópicos, entre elas: reajuste salarial (recuperação das perdas salariais da categoria de acordo com a inflação oficial acumulada no período de março de 2013 a março de 2017, pelo índice do ICV-Dieese, equivalente a 32,63%); a implantação do Plano de Saúde Institucional, aprovado pela lei 1.240/14; a implantação do auxílio alimentação de R$ 850,00 para todos; licença maternidade de 180 dias para todas; entre outras.


A maior parte destas reivindicações está contemplada na proposta do Sinteps para a revisão da carreira em vigor, discutida e aprovada no último congresso da categoria, em que destacamos: retorno da política salarial do Cruesp; implantação do plano de saúde; jornada para os docentes; fim do interstício para a promoção por titulação; fim das avaliações de desempenho para a progressão; retorno da sexta-parte; entre outras.

 

Para contribuir nesta pressão, assine o abaixo-assinado eletrônico criado pelo Sindicato em:

 

https://secure.avaaz.org/po/petition/Superintendencia_do_Centro_Paula_Souza_e_governador_Marcio_Franca_Justica_com_os_trabalhadores_do_Centro_Paula_Souza_1/share/?new