COPAM organiza curso sobre assédio moral. Proposta de criação da comissão foi do Sinteps

A Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra Assédio Moral – COPAM, criada pelo Centro Paula Souza em junho de 2016, está organizando o curso online “Capacitação: Resolvendo problemas e evitando conflitos”, que terá início em 25/5.

As inscrições – para professores, auxiliares docentes e funcionários administrativos de todas as unidades e Administração Central – podem ser feitas no site www.cpscetec.com.br/ceteccap, a partir de 12/5.

Clique aqui para conferir detalhes do curso.

Assédio

Sabemos que o assédio moral é um problema crescente nos locais de trabalho e aumenta à medida que se ampliam a exploração, as más condições de trabalho e o arrocho salarial. Os patrões – privados e públicos – assediam os trabalhadores com o objetivo de obrigá-los a engolir tudo isso.

No Centro Paula Souza, não é diferente. Muitos trabalhadores sofrem diariamente práticas de assédio, mas não conseguem provas para um processo judicial. De um lado, porque os assediadores não produzem provas contra si; por outro, porque as testemunhas, em geral, têm medo de depor e serem os próximos assediados.

Por isso, o Sinteps vem intensificando suas ações contra esse mal, que faz adoecer física e psicologicamente. Além de criar uma comissão própria, como deliberação de seu VII Congresso, o Sindicato reivindicou que o Centro também criasse uma comissão, com estruturas formais e eficazes de combater o assédio, com representantes da instituição e do Sinteps. Nesse sentido, a criação da COPAM foi um passo interessante, mas ainda falta incluir os representantes do Sindicato.

Para saber mais

O Sinteps organizou uma cartilha sobre o assédio moral, com orientações aos trabalhadores. Para acessá-la e a outros materiais a respeito do tema, clique aqui.