face twitter youtube instagram

Em SP, concentração será na Paulista, 16h


As centrais sindicais, a Frente Povo sem Medo e a Frente Brasil Popular estão convocando um novo dia de manifestações contra as reformas da Previdência, Trabalhista e o projeto de lei das terceirizações, recém aprovado na Câmara dos Deputados.

Vai ser na sexta-feira, 31/3. A concentração principal será em SP, na Avenida Paulista, no vão livre do MASP, a partir das 16h.


A direção do Sinteps estará presente ao ato e conclama os trabalhadores da capital e Grande São Paulo a participarem. No interior, a recomendação é que os trabalhadores procurem se integrar às atividades conjuntas com as outras categorias no dia 31/3, como atos, passeatas, manifestações pela cidade etc.


Um novo ato expressivo neste momento, assim como ocorreu em 15/3, servirá para pressionar efetivamente o ilegítimo governo de Michel Temer, inimigo declarado dos trabalhadores! 

 

“Tirar” os servidores estaduais e municipais da reforma é manobra

Sob o impacto da forte mobilização de 15/3, o governo anunciou que estava “retirando” da reforma da Previdência os servidores estaduais e municipais. O objetivo ficou claro: tentar dividir os trabalhadores e enfraquecer a reação. Nos estados e municípios, a reforma ficaria a cargo de governadores e prefeitos.


Um primeiro aspecto importante: os servidores celetistas continuam “incluídos” na reforma geral. Neste momento, estariam de fora, portanto, somente os estatutários... mas por pouco tempo.


De acordo com o Jornal “Valor Econômico”, de 28/3/2017, o governo já enviou emenda ao seu projeto de reforma, definindo que os estados e municípios terão seis meses para se adequar. Se não o fizerem, passam a valer automaticamente as regras contidas na reforma geral.


Ou seja: devemos prosseguir e ampliar nossa resistência contra a reforma agora! Como diria o histórico refrão do samba enredo da Beija Flor de Nilópolis, em 1989: “Ratos e urubus, larguem a nossa previdência”!