face twitter youtube instagram

Jurídico

juridico nv2

Convênios

convenios nv2

Nossa História

nossa historia

Sindicalize-se

SINDICALIZESE

Data-base 2024: Sinteps indica reajuste salarial para todos e revisão da carreira como eixos centrais. 2024 será mais um ano de luta por nossas reivindicações e contra os ataques aos nossos direitos

A preparação da campanha salarial deste ano foi o tema principal da reunião do Conselho Diretor (CD) do Sinteps – composto pelos diretores de base, regionais e da Executiva – em 31/1/2024.

A avaliação consensual é que 2024 será um ano de muita luta, não só pelas nossas reivindicações, mas também contra os ataques que vêm por aí, como a reforma administrativa que pode tirar direitos de todo o funcionalismo.

O CD aprovou a proposta de darmos destaque à luta pela revisão da carreira (que concentra nossas principais demandas) e à reivindicação de reajuste salarial linear para todos (veja detalhes mais abaixo).

A indicação é que os trabalhadores do Centro avaliem a proposta de pauta e, se desejarem, enviem suas contribuições até o dia 24/2, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No dia 27/2, o CD volta a se reunir para fechar a Pauta de Reivindicações 2024, que será encaminhada à direção do Centro e ao governo no início de março, mês oficial da data-base do funcionalismo estadual.

Nas unidades onde não há diretor do Sinteps, você pode organizar a discussão sobre as propostas para a Pauta 2024. Depois, envie as eventuais sugestões pelo e-mail. Ou solicite reuniões com os membros da diretoria executiva e diretores regionais de forma presencial ou online. As demandas serão atendidas na ordem de solicitação.

 

Em 2023, nossa luta fez carreira sair da gaveta. É hora de avançar

No ano que passou, a categoria participou das atividades organizadas pelo Sinteps para pressionar o Centro Paula Souza a apresentar uma proposta inicial para a revisão da nossa carreira. Esta é a nossa principal reivindicação nos últimos anos, pois concentra nossas demandas centrais (correção das tabelas salariais, critérios justos para promoção e progressão, instituição da jornada docente, melhorias nos benefícios etc.).

Graças às paralisações, à greve e às cobranças, gradativamente foram apresentadas tabelas e diretrizes para a comunidade, mas ainda com muitas lacunas e dúvidas. A reivindicação agora é que a instituição apresente sua proposta completa, para que possamos defender as mudanças que forem necessárias, à luz das propostas contidas no projeto de revisão da carreira elaboradas nos congressos da categoria e a partir das sugestões enviadas pelos trabalhadores ao Sindicato (clique para conferir a proposta do Sinteps).

Não restam dúvidas que 2024 será um ano para seguir lutando pela carreira que merecemos, por salários e condições dignas de trabalho para todos e todas.

 

Dia 20/2 tem live

No dia 20/2/2024, às 16h, o Sindicato promoverá uma live para falar da campanha salarial de 2024: o que é uma data-base, as propostas de reivindicações, a luta pela revisão da carreira, como encaminhar a mobilização. Assista no canal do Sinteps no Youtube (o link será divulgado em breve). 

......................

 

Nossas reivindicações principais em 2024 

1) Reajuste linear de 8,2% e recomposição das perdas salariais de 47,23% para todos

Os professores, auxiliares de docente e administrativos das ETECs e FATECs estão com os salários e benefícios arrochados há anos. Na proposta de Pauta 2024, a reivindicação salarial é baseada nos reajustes do Piso Nacional do Magistério, que passou a ser a nossa referência em termos de índice salarial. Assim, o indicativo para a reivindicação salarial em 2024 é composto da seguinte forma: 

1.1) Reajuste salarial referente a 2024 de 8,2% para todos

Considerando o reajuste do Piso Nacional do Magistério para 2024, estabelecido em 3,6% como referência para TODAS as categorias de trabalhadores do Ceeeps, mais um ganho real correspondente à inflação do período, fixado no índice de 4,6%, reivindicamos o reajuste de 8,2%, de forma a recompor as perdas inflacionárias da categoria dos últimos 12 meses. 

1.2) Recomposição das perdas salariais de 47,23%

Considerando a não aplicação dos reajustes propostos pelo Piso Nacional de Educação nos anos de 2022 e 2023 (totalizando 53,23%) e subtraindo o reajuste de 6% aplicado em 2023 para o RESTO do funcionalismo público estadual, reivindicamos a recuperação salarial acima, aplicada a todos os trabalhadores do Ceeteps.

A reposição do restante das nossas perdas salariais, que são maiores do que os 47,23%, estará contemplada na reivindicação de revisão da carreira (a seguir).

 

2) Revisão da carreira: Ampliação de direitos e correção das tabelas salariais

A revisão da carreira dos trabalhadores do Centro, implantada em 2014 após uma forte greve da categoria, é um dos itens mais importantes da pauta atual do Sinteps, pois ela apresen­ta a possibilidade de solução de várias reivindica­ções centrais para os trabalhadores do Centro, como é o caso de novas tabe­las salariais reajustadas para todos.

Em 2023, a pressão da nossa mobilização, com manifestações e greve, fez surgir uma proposta por parte da Superintendência do Centro, mas ainda incompleta e com pontos que queremos mudar. A reivindicação agora é que o Centro apresente sua proposta completa, para que possamos debatê-la e lutar pelas mudanças que julgamos necessárias e que constam no projeto do Sindicato (clique para conferir). Para que se torne realidade, a revisão da carreira precisa sair do Centro e seguir para tramitação nas secretarias do governo estadual, para enfim ser enviada pelo governador à Assembleia Legislativa na forma de projeto de lei. 

No projeto formulado pelo Sinteps (fruto de seus congressos e das contribuições dos trabalhadores), os principais pontos que queremos mudar ou introduzir na carreira são: 

  1. Tabelas salariais equiparadas às da Unesp (para recomposição das perdas salariais de toda a categoria).
  2. Definição de política salarial: estabelecer parâmetros de reajuste salarial anual para evitar o grande acúmulo de perdas causadas pela constante ausência de reajuste;
  3. Promoção direta para o nível de titulação e progressão a cada dois anos, para todos os trabalhadores do Centro (por antiguidade, como prevê a CLT);
  4. D)Instituição de jornada de trabalho para docentes (10, 20, 30 e 40h);
  5. Inclusão de mais graus nas tabelas para acompanhar o aumento do tempo necessário à conquista da aposentadoria (devido à reforma da Previdência);
  6. Instituição do plano de saúde;
  7. Melhoria dos benefícios (Como o vale alimentação e a inclusão de cesta básica).

 

3) Demais itens da Pauta 2024

Nossa Pauta de Reivindicações, que apresentamos todos os anos ao empregador, contempla vários outros itens, como a realização de concursos por regiões e áreas de conhecimento, critérios para pontuação docente baseados somente no tempo de efetivo exercício na unidade, democracia nas eleições no Centro, entre outras. Clique para conferi-la aqui

.................

 

Devolução dos tempos congelados

A proposta de Pauta 2024 reforça a reivindicação de devolução dos tempos aquisitivos congelados durante a pandemia de Covid-19.

Para relembrar: A Lei Complementar (LC) 173/2020, aprovada pelo Congresso Nacional a pedido do governo Bolsonaro em maio/2020, com o objetivo de regulamentar a ajuda federal a estados e municípios em meio à pandemia de Covid-19, embutiu um conjunto de ataques ao funcionalismo público. Essa lei determinou o “congelamento” da contagem do tempo de serviço para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte, licenças-prêmio para os servidores públicos (no período de 28/5/2020 a 31/12/2021), à exceção do pessoal da saúde e segurança.

Ora, mas todos nós, do Centro Paula Souza, trabalhamos ativamente durante o período da pandemia, inclusive em finais de semana e fora do expediente. E sequer tivemos qualquer apoio institucional no financiamento dos gastos com equipamentos, Internet, energia, entre outros. Por isso, reivindicamos a contagem deste tempo de efetivo exercício para todos os fins. 

.........................

 

Sinteps 30 anos - História de lutas e conquistas
Sinteps 30 anos - História de lutas e conquistas
Sinteps avalia avanços na Conae 2024
Sinteps avalia avanços na Conae 2024
'Amor' não nos falta, governador! Faça a sua parte!
'Amor' não nos falta, governador! Faça a sua parte!
Sinteps avalia avanços na Conae 2024
Sinteps avalia avanços na Conae 2024
Começa o ano de luta no Centro Paula Souza
Começa o ano de luta no Centro Paula Souza
Sinteps presente na Conae 2024
Sinteps presente na Conae 2024
A situação atual da carreira dos trabalhadores do Ceeteps
A situação atual da carreira dos trabalhadores do Ceeteps
Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (2)
Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (2)
Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (1)
Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (1)
Sinteps presente na Alesp em 28/11: Cadê o plano?
Sinteps presente na Alesp em 28/11: Cadê o plano?
Quem fica com o dinheiro do bilhete único?
Quem fica com o dinheiro do bilhete único?
Cadê a proposta de revisão da carreira, professora Laura?
Cadê a proposta de revisão da carreira, professora Laura?
Sinteps soma na luta unificada do funcionalismo em 28/11/2023.
Sinteps soma na luta unificada do funcionalismo em 28/11/2023.
Sinteps participa da construção da CONAE
Sinteps participa da construção da CONAE
Sinteps cobra superintendente na Alesp
Sinteps cobra superintendente na Alesp
Sinteps convida: 20/10/2023, 17h, tem 'Grito pela educação pública no estado de SP
Sinteps convida: 20/10/2023, 17h, tem 'Grito pela educação pública no estado de SP
"AÍ O EMPRESÁRIO FALOU: 'ENQUANTO A GENTE CONVERSA FICAM CAINDO AS MOEDINHAS...' | Cortes 247
Paula Souza, cumpra o compromisso!
Paula Souza, cumpra o compromisso!
O Edifício Paula Souza é nosso. Vamos defender o patrimônio público
O Edifício Paula Souza é nosso. Vamos defender o patrimônio público
Sobre a reposição pós-greve nas ETECs e FATECs
Sobre a reposição pós-greve nas ETECs e FATECs
Cuidado com as fake news pós-greve
Cuidado com as fake news pós-greve
Live - 29/08/2023 - terça, 16h, live sobre a carreira e lutas dos trabalhadores das ETECs e FATECs
Live - 29/08/2023 - terça, 16h, live sobre a carreira e lutas dos trabalhadores das ETECs e FATECs
Vice-presidente do Sinteps Renato de Menezes Quintino na audiência realizada em 24/8/2023,  na Alesp
Vice-presidente do Sinteps Renato de Menezes Quintino na audiência realizada em 24/8/2023, na Alesp
Renato de Menezes Quintino
Renato de Menezes Quintino
Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs
Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs
Mensagem aos gestores das ETECs e FATECs
Mensagem aos gestores das ETECs e FATECs
Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs
Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs
A greve é de todos e todas! Converse com os colegas!
A greve é de todos e todas! Converse com os colegas!
Presidente do Sinteps fala sobre a greve
Presidente do Sinteps fala sobre a greve
A greve começa 8/8. Cuidado com as fake news e boatos.
A greve começa 8/8. Cuidado com as fake news e boatos.
Chamado à Greve 08/08
Chamado à Greve 08/08
Greve nas ETECs e FATECs: Atenção aos comandos de greve
Greve nas ETECs e FATECs: Atenção aos comandos de greve
Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023
Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023
O plano de saúde e a revisão da carreira
O plano de saúde e a revisão da carreira
Os cargos em confiança  e a revisão da carreira
Os cargos em confiança e a revisão da carreira
O vale alimentação  e  a greve geral das ETECs e FATECs
O vale alimentação e a greve geral das ETECs e FATECs
Assembleia geral em 2/8 aprova: GREVE A PARTIR DE 8/8
Assembleia geral em 2/8 aprova: GREVE A PARTIR DE 8/8
Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023
Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023
8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (II)
8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (II)
8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (I)
8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (I)
Assembleias nas ETECs e FATECs
Assembleias nas ETECs e FATECs
Live: Greve em Agosto - Reivindicações, organização e perspectivas
Live: Greve em Agosto - Reivindicações, organização e perspectivas
Revisão da carreira no Ceeteps: A evolução funcional
Revisão da carreira no Ceeteps: A evolução funcional
A insalubridade no Centro Paula Souza
A insalubridade no Centro Paula Souza
O que são as
O que são as "vivências profissionais"?
Cadê o nosso bônus, governador?
Cadê o nosso bônus, governador?
Sinteps retira-se da Comissão da  carreira
Sinteps retira-se da Comissão da carreira
Sinteps divulga luta dos trabalhadores do Centro na Alesp
Sinteps divulga luta dos trabalhadores do Centro na Alesp
13/6: dia de luta nas ETECs e FATECs
13/6: dia de luta nas ETECs e FATECs
ALERTA: Sinteps questiona projeto destrutivo do governo sobre ensino técnico na rede
ALERTA: Sinteps questiona projeto destrutivo do governo sobre ensino técnico na rede
Previous Next Play Pause
Sinteps 30 anos - História de lutas e conquistas Sinteps avalia avanços na Conae 2024 'Amor' não nos falta, governador! Faça a sua parte! Sinteps avalia avanços na Conae 2024 Começa o ano de luta no Centro Paula Souza Sinteps presente na Conae 2024 A situação atual da carreira dos trabalhadores do Ceeteps Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (2) Sinteps celebra 30 anos de história e de lutas (1) Sinteps presente na Alesp em 28/11: Cadê o plano? Quem fica com o dinheiro do bilhete único? Cadê a proposta de revisão da carreira, professora Laura? Sinteps soma na luta unificada do funcionalismo em 28/11/2023. Sinteps participa da construção da CONAE Sinteps cobra superintendente na Alesp Sinteps convida: 20/10/2023, 17h, tem 'Grito pela educação pública no estado de SP Paula Souza, cumpra o compromisso! O Edifício Paula Souza é nosso. Vamos defender o patrimônio público Sobre a reposição pós-greve nas ETECs e FATECs Cuidado com as fake news pós-greve Live - 29/08/2023 - terça, 16h, live sobre a carreira e lutas dos trabalhadores das ETECs e FATECs Vice-presidente do Sinteps Renato de Menezes Quintino na audiência realizada em 24/8/2023,  na Alesp Renato de Menezes Quintino Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs Mensagem aos gestores das ETECs e FATECs Ato de lançamento da greve nas ETECs e FATECs A greve é de todos e todas! Converse com os colegas! Presidente do Sinteps fala sobre a greve A greve começa 8/8. Cuidado com as fake news e boatos. Chamado à Greve 08/08 Greve nas ETECs e FATECs: Atenção aos comandos de greve Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023 O plano de saúde e a revisão da carreira Os cargos em confiança  e a revisão da carreira O vale alimentação  e  a greve geral das ETECs e FATECs Assembleia geral em 2/8 aprova: GREVE A PARTIR DE 8/8 Direitos e deveres na greve geral das ETECs e FATECs a partir de 8/8/2023 8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (II) 8/8/2023 está chegando: Greve nas ETECs e FATECs (I) Assembleias nas ETECs e FATECs Live: Greve em Agosto - Reivindicações, organização e perspectivas Revisão da carreira no Ceeteps: A evolução funcional A insalubridade no Centro Paula Souza O que são as Cadê o nosso bônus, governador? Sinteps retira-se da Comissão da  carreira Sinteps divulga luta dos trabalhadores do Centro na Alesp 13/6: dia de luta nas ETECs e FATECs ALERTA: Sinteps questiona projeto destrutivo do governo sobre ensino técnico na rede